Cirus Silva's profile

Trava automática do virador da castanha (2013)

Com o estudo do engate tipo F pôde ser observado que um dos pontos que mais contribuem para as falhas no virador de vagões é a movimentação anormal de seus elementos internos, fazendo com que a mandíbula abra involuntariamente no momento do giro no cardumper. Um dos mecanismos que inibem essa ação anômala é o grampo elástico localizado na parte inferior do engate, porém, esse item muitas vezes é ineficaz por uma série de problemas, dentre elas pode ser citado: falta do grampo elástico em vários engates; pode ser solto por vibração ou pela ação humana; deve contar com a disciplina dos funcionários nos pontos de carga para sua instalação e dentre outros.
Projeto da trava automática do virador da castanha do engate F criado em SolidWorks
Com base no ciclo PDCA, uma das alternativas encontradas pela equipe foi a invenção de um mecanismo com atuação por gravidade chamado de “trava automática do virador da castanha”. Esse mecanismo tem a propriedade de bloquear o movimento da castanha do engate durante o giro no cardumper e permite que a atividade de separar vagões durante a manobra ocorra sem a necessidade de manusear o grampo elástico.
Protótipo de trava automática instalada do engate do vagão
A invenção concorreu ao Ciclo de controle de qualidade em 2013, sendo premiado como vise campeão.
Atualmente o mecanismo é encontrado em alguns vagões gôndolas da frota Vale, ainda em fase de testes a cargo da engenharia de vagões (confiabilidade).
Trava automática do virador da castanha (2013)
Published:

Trava automática do virador da castanha (2013)

Published: